Ontem sexta-feira, 18, o governo dos Estados Unidos, sob a administração de Donald Trump, atualizou o site oficial da Casa Branca para promover a teoria de que a COVID-19 se originou de um vazamento em um laboratório em Wuhan, China. A nova página, intitulada "Lab Leak: The True Origins of Covid-19", afirma que o vírus possui características biológicas não encontradas na natureza e critica a administração anterior por supostamente ocultar essa hipótese. ?
The White House
A teoria do vazamento laboratorial tem sido objeto de debate desde o início da pandemia. Embora algumas agências de inteligência dos EUA, como o FBI e o Departamento de Energia, tenham considerado essa hipótese plausível, outras agências mantêm a posição de que a origem natural do vírus é mais provável. ? A China nega veementemente a teoria do vazamento laboratorial e acusa os Estados Unidos de politizar a questão. O governo chinês afirma que tem colaborado com pesquisas sobre as origens do vírus e critica os esforços dos EUA para investigar a hipótese do vazamento como uma tentativa de desviar a atenção de suas próprias falhas na resposta à pandemia. ?
Terra
A divulgação da nova página pela Casa Branca reacende o debate internacional sobre as origens da COVID-19 e pode intensificar as tensões diplomáticas entre os Estados Unidos e a China. Especialistas alertam que, sem evidências conclusivas, é prematuro atribuir a origem do vírus a um vazamento laboratorial e que a cooperação internacional é essencial para esclarecer essa questão.?
O GLOBO
Drykarretada!