“Mãe, pai, eu amo-vos. Agora tenho de seguir o homem de capuz preto. Não tenho mais tempo. Perdoem-me”. Essa foi a última mensagem enviada por um garoto de 11 anos para os pais antes de se atirar do 11º andar de um prédio na cidade de Nápoles, na Itália.
Autoridades abriram uma investigação para o que acreditam ser uma nova armadilha virtual. De acordo com o jornal italiano La Repubblica, o homem de capuz preto seria o Homem Pateta, que tem assustado crianças e adolescentes pela internet e foi responsável por trazer de volta a preocupação dos pais sobre o que os filhos andam acessando em computadores e smartphones.
O desafio proposta pela Homem Pateta obriga as crianças a se automutilarem e o suicídio seria o último estágio do jogo. Em julho, a Polícia Civil de São Paulo localizou um criador de um dos perfis do Homem Pateta em Sorocaba. O responsável era um adolescente que não teve sua identidade revelada.
No Facebook, o Homem Pateta aparece com um foto de uma pessoa fantasiada como o personagem da Disney e alguns adotam o nome Jonathan Galindo.
No Brasil, o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma das instituições que dão apoio emocional e trabalham para prevenir o suicídio. Para pedir ajuda, ligue para o número 188 ou acesse o site do CVV.
Ponto de Vista: Senhores pais ou responsáveis, tenham mais atenção com os seus filhos. Monitorem sempre as redes sociais. Conversem com eles. Observem sempre os seus comportamentos. Depois que os erros acontecem, fica difícil, corrigi-los.
Drykarretada!