noticias273 Seja bem vindo ao nosso site Drika Arretada - A Notícia como deve ser !

Direto da Redação

LEIAM! A PANDEMIA ESTÁ RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS.

Uma triste realidade mas é verdade.

Publicada em 28/08/20 às 09:04h - 174 visualizações

Drika Arretada - A Notícia como deve ser/Vinícius Freaza.


Compartilhe
Compartilhar a noticia LEIAM!  A PANDEMIA ESTÁ RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS.  Compartilhar a noticia LEIAM!  A PANDEMIA ESTÁ RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS.  Compartilhar a noticia LEIAM!  A PANDEMIA ESTÁ RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS.

Link da Notícia:
Ali promotora.

LEIAM!  A PANDEMIA ESTÁ RESSIGNIFICANDO A AVALIAÇÃO NAS ESCOLAS.
 (Foto: Desconhecido! )
Dentre as inúmeras mudanças sociais que surgiram por conta do distanciamento de prevenção a Covid-19, estão os novos horizontes na educação, e consequentemente as mudanças nos métodos e objetivos das avaliações escolares. Como avaliar o aprendizado de um aluno sem estar frente a frente com ele? À que deve servir uma avaliação nesse contexto? 
Primeiramente, é o momento de escolas e redes de ensino refletirem sobre o uso da avaliação como mecanismo de reprovação, sobretudo com a pandemia ainda não controlada. Nos Estados Unidos, por exemplo, a cidade de Nova Iorque decidiu que seus alunos não repetirão de ano e a sistemática de notas está dividida em três classificações: “atende aos parâmetros”, “precisa melhorar” e “curso em andamento”. Alunos identificados nas duas últimas situações passarão por reforço escolar. Já na Itália, a nota final levará em consideração a trajetória escolar do aluno, não apenas o resultado das avaliações deste ano. 
No Brasil, o Parecer nº 5/20 do Conselho Nacional de Educação, homologado em 29 de maio pelo MEC (Ministério da Educação), sinaliza a importância da realização de uma avaliação diagnóstica no retorno das aulas presenciais para que seja possível identificar o “desenvolvimento em relação aos objetivos de aprendizagem e habilidades que se procurou desenvolver com as atividades pedagógicas não presenciais”. 
Os debates e encontros virtuais atuais que estão ocorrendo com frequência no setor educacional trazem discussões sobre como os modelos tradicionais de ensino estão se adaptando a esse ano letivo tão atípico. Enquanto aguardamos uma vacina e acompanhamos os planos de retomada das escolas nos diferentes estados brasileiros, os estudantes seguem assistindo aulas à distância. Chama-nos atenção as mudanças que precisaram ser implementadas repentinamente na dinâmica dessas aulas. Nesse novo processo, é natural que muitas dúvidas surjam entre os educadores e as famílias. Os alunos realmente estão aprendendo com as aulas on-line? Quais habilidades e conteúdos deverão ser retrabalhados com uma turma quando as aulas presenciais voltarem? Como identificar e trabalhar as dificuldades individuais de cada aluno? 
Durante minha jornada na área da educação, inclusive em sala de aula, onde passei parte da carreira como professor de química, tenho reforçado a necessidade de utilizar a avaliação prioritariamente pelo viés diagnóstico. Agora, mais do que nunca, a defesa dessa abordagem faz todo sentido. A pandemia trouxe a oportunidade de escolas e educadores repensarem suas estratégias pedagógicas. Quando os alunos retornarem às escolas, além de todos os cuidados sanitários e socioemocionais, será preciso realizar uma avaliação diagnóstica que identifique os pontos a melhorar de uma turma ou série, mas que também possibilite estabelecer um olhar personalizado para os alunos. 

Ponto de Vista: Concordo! Seria mais fácil reprovar um aluno por "faltas virtuais", e olhe que há. KKKKKK

Drykarretada!



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Drika Arretada - A Notícia como deve ser
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Visitas: 866681 Usuários Online: 10
Copyright (c) 2024 - Drika Arretada - A Notícia como deve ser - Obrigada e volte sempre!