Então, excluindo o Deputado Distrital Hermeto que é um parlamentar duas vezes eleito, e aprendeu a fazer política e não depender apenas da PMDF embora seja um representante da instituição; hoje ele é um político PM e não um PM político. Ademais, o resto é o resto como diria Joaquim Jorêncio kkkkk Como colocar na cabeça de um candidato PM que ele poderia abrir mão de sua candidatura e apoiar um candidato mais forte?
Resposta: Esquece! É capaz de rolar um fight mas por conta do orgulho, da babaquice, do egocentrismo e até mesmo para tirar uma folga de 45 dias (período leitoral) KKKKK Fato é que na foto retirada das redes sociais, mostra que os votos pulverizados em candidatos NÃO ELEITOS somam 44.905 (fora um ou outro que não foi contabilizado e que ainda irá entrar em 2026). Tirando os 20.332 votos do Hermeto, os outros não serviram pra nada inclusive, para não eleger ninguém.
Vamos lá...Ah mas eu consegui quase 15 mil votos... mas a legenda não ajudou pois o quociente eleitoral, NÃO FOI ATINGIDO. Ah mas eu consegui quase 6 mil votos; ótimo virou suplente. Só isso. Ah mas eu consegui quase 5 mil votos; ótimo mas não conseguiu a cadeira titular e por aí vai...cada um com o seu cada um e cada um com as suas retóricas baratas para convencer os PMs (eleitores) que continuar assim é a pior coisa para uma instituição pouco representada.
Os eleitores deveriam aprender que elegendo três deputados distritais, a instituição ficaria mais bem representada e a devida valorização, ocorreria mais naturalmente e não apenas com aumento de SVG com a promessa de exclusão de Imposto de Renda. Aff...paciência. 44.905 votos, dariam para eleger dois candidatos a distrital tranquilamente mas, os colegas de vocês, deixam a desejar e muito no quesito eleição. Com isso, alimenta-se apenas a desunião entre vocês. Todo tipo de candidato que você imaginar, a PMDF, tem ou teve mas, querem ser eleitos. De "Marina Silva" a "Salvador da Pátria" tem sim senhor. O resultado disso??? Uma PMDF fraca em termos de representatividade. Isso sem falarmos nos confuseiros que não largam o O$$O nem a pau Juvenal. Ah...ainda tem os "Rolando Leros" que gostam de tentar convencer os cabras eleitores dizendo isso ou aquilo; que nas próximas eleições, tudo será diferente. KKKKK Só Jesus nesta causa!
Um candidato que se julga muito importante (acho que ele acredita que foi ele quem inventou a roda KKKKKKKKK), segundo as suas análises, disse recentemente que a legislação aplicada nas eleições passadas estava errada em relação ao quociente eleitoral e ás tais famosas sobras. Aff...paciência de novo. As sobras são as vagas que sobram depois da divisão pelo quociente eleitoral. Caso sobrem! No Código Eleitoral aplicado até 2022 (pode haver mudança para 2024), as sobras eram aplicadas e os partidos poderiam disputar uma vaga caso atingissem 80% do quociente eleitoral e, aos candidatos que obtivessem ao menos 20% desse quociente.
Exemplo: O quociente eleitoral em 2022 foi 69.182 votos para Deputado Distrital de acordo com a CLDF. Destes, 80% (Partido) dariam 55.345 votos. Já o candidato com 20% deste quociente, obteria 13.836 votos, para conseguir uma sobra (tipo um restinho KKKKKKKKK). Olha só, há partidos que no total não conseguiram nem a metade. Outro conseguiu quase 37 mil votos e sonha com uma cadeira de balanço na Câmara Legislativa Distrital. Como? De que forma? A lei precisaria mudar e muito para beneficiar a sobra das sobras se é que me entendem. A tendência é que o quociente eleitoral seja maior em 2026. E para aqueles que acham que podem enganar o eleitor com blá blá blá a lá "Rolando Lero", fica uma dica: Ou desista e dê o lugar para um candidato mais capacitado ou aprenda a fazer política do jeito racional mostrando a verdade a tropa/eleitores.
Por fim 1, acredito que se um candidato PM depender só da PMDF, ele estará lascado pois não se elegerá e atrapalhará a vida de quem tem possibilidades. Na atual conjuntura, apenas um ou no máximo dois teriam condições de se elegerem. No mais, o resto só atrapalha. Para Federal conforme a foto, 26.856 votos jogados fora. Assim fica difícil e vocês não podem reclamar. Tem que sofrer todo mundo junto, não é mesmo?
Quanto ao Senado e ao Governo local, prefiro não tecer nada a respeito pois é tipo um "Sonho de Ícaro". Analisemos...se, grosseiramente falando, a PMDF entre ativos e veteranos tenha 20 mil policiais, e se cada um conseguisse entre familiares, amigos, agregados, inimigos (kkkk) e etc...10 votos, isso no final dariam um total de 200 mil votos, fora o que o partido naturalmente faria e buscaria por esse candidato. O problema é que PM não gosta de votar em PM. Se entendesse e gostasse, a PMDF hoje seria a melhor polícia do Brasil em todos os aspectos e com uma representatividade de dar inveja. Porém, a PMDF é uma verdadeira salada de votos perdidos e de eleitores alheios a tudo e que votam mal pra caramba. Na PMDF tem os esquerdistas (ixi....kkkk); tem os de centro; tem os de direita; tem os que não votam em ninguém; tem os preguiçosos (kkkk O cara tem preguiça até de votar no colega kkkkk); tem os doentes; tem os que moram fora do DF; tem os idosos; tem os que votam nos paisanos tipo o pastor da igreja e por aí vai...
A pergunta que não tem resposta. Quando o PM eleitor vai se conscientizar que tal instituição precisa de representantes (três ou mais) e que dividir votos é coisa sem futuro? Quando o PM eleitor vai acordar pra vida e parar de cair nas falácias dos "Rolando Leros"? Há situações em que só a área federal pode resolver e não vai ser um candidato a deputado distrital que vá mudar isso; pode até ser inteligente e ter força de vontade mas, a decisão será na área federal.
Por fim 2, a PMDF é uma instituição onde praticamente tudo vem do Governo Federal e uma ou outra coisa pode ser discutida via local. Uma observação, ao longo da matéria, eu me refiro sempre ao PM eleitor ou ao PM candidato e jamais critico ou criticarei a instituição e seus policiais como defensores da sociedade. Saibamos separar as coisas. Vocês têm um candidato que já intermediou situações interessantes em prol de vocês mesmos e sem mandato. O deputado Hermeto já está "garantido" na política. Acredito que agora vocês, caso queiram, podem eleger em 2026, dois candidatos para se juntarem ao que já está lá ou caso prefiram, continuem "sofrendo" politicamente e eternamente, mas com um detalhe...SEM RECLAMAR. Vocês decidem!
Drykarretada!
Bom dia!Obrigada senhor Santás pelo seu comentário.
Sou Jaba para 2026 sem sombra de duvidas.