"Ainda temos constituição????? Sinceramente antes de escrever esse artigo pensei muito sobre isso mas não resisti a escrever essas "poucas linhas" em rápida análise sobre o atual quadro de acontecimentos envolvendo alguns oficiais da PMDF e as outras instituições que estão no olho do furacão dos acontecimentos de 8/1 em Brasília. É um texto simples porém não é preciso ser um "especialista" ou jurista para compreender o que quero transmitir então vamos lá!!!! A CF em vigor desde 1988 estabelece que "TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI"; será????
A PMDF assim como todas as instituições policiais estão com suas atribuições previstas no artigo 144 da atual carta magna e estabelece que tem como função ostensiva e responsável com as outras pela segurança pública do ente federado onde está instalada. Há 6 meses o Cel PMDF Naime está preso por ordem do ministro Alexandre de Moraes por ser um dos responsáveis pelo que ocorreu naquele fatídico dia e assim como o ex-comandante geral e o ex-ministro da justiça e secretário de segurança pública do DF também estavam, mas realmente são culpados??? Perguntar não ofende.
Vamos aos fatos:
1) O secretário de segurança pública do DF não possui ingerência operacional e nem administrativa na PMDF; essa autoridade é responsável apenas por estabelecer e coordenar a política de segurança pública do governo do DF tendo a área operacional de única responsabilidade do departamento de operações da instituição e nem do comandante geral.
2) Talvez não tenham se dado conta mas o DF é cortado pelas Br´s 020, 040, 060 e 070 cuja responsabilidade de fiscalização é exclusiva da Polícia Rodoviária Federal (PRF) conforme previsão do mesmo artigo 144 da CF 1988.
3) Existe sim um planejamento de policiamento ostensivo para a esplanada dos ministérios que varia de execução conforme o evento e o público previsto no local.
4) A área do acampamento onde estava o público que supostamente participou do evento violento é de RESPONSABILIDADE DO EXÉRCITO, TENDO O COMANDANTE DO BPEB, O TÍTULO DE COORDENADOR DE ÁREA.
5) Ao GSI cabe a segurança presidencial e das instalações da Presidência da República coordenando suas ações com as forças militares do Exército.
6) O STF, o Congresso Nacional possuem segurança própria e são tratadas como Polícia Legislativa e serviço de segurança do judiciário federal.
7) Todas as manifestaçoes que aconteceram na esplanada sempre foram acompanhadas sob escolta pela PMDF conforme poderá ser observado nas redes sociais tanto de estudantes como de movimentos sociais e outras classes ou categorias que usaram o espaço para reinvindicar algo ou simplesmente protestar .
Então diante disso tudo pergunto:
1) Por que a PRF não barrou e nem informou sobre a chegada de cerca de 140 ônibus na noite de 7 para 8 de janeiro que segundo consta foram os "causadores" do confronto?
2) Por que o Exército não retirou os acampados ou permitiu que a PMDF o fizesse???
3) Por que o GSI não contava com tropas de choque da PE ou do BGP no dia 8/1 para pronta resposta???
4) Por que o serviço de segurança do STF e do Congresso estava com seu efetivo reduzido para pessoal de final de semana apenas, ao invés de ter todo seu pessoal a disposição nos locais???
5) Por que o Cel Naime está mantido preso e o general Gonçalves Dias não???? Gonçalves Dias aparece apenas "confraternizando" com manifestantes sem ferimento algum ou ao menos com sua voz ou gestos alterados e ainda foi acusado de adulterar informações em documento oficial.
6) Por que o superintendente da PRF no DF não foi chamado a explicar a falha da corporação no episódio dos 140 ônibus???
Diante de todas essas dúvidas pergunto: E as informações de inteligência, será que chegaram para todos? Por que só a PMDF está na berlinda?
Quanto as prisões de integrantes do alto comando da PMDF, não entro no mérito dos motivos que levaram a prisão dos oficiais da PMDF porém, sim na exposição desnecessária deles e de suas moradias em consequência das suas famílias que agora estão sem seu provedor e protetor dentro do lar. As prisões poderiam ter acontecido dentro das instalações da Corregedoria da corporação mas para ganhar notoriedade expuseram os locais de moradia dos ora presos. Um deles reside em área com alto índice de criminalidade no setor M Norte de Taguatinga (próximo á Ceilândia). Quem será responsável pela segurança dos familiares??? Não bastava cumprir os mandados de prisão era preciso desmoralizar a corporação e expor suas famílias? Comportamento errado!".
A instituição PMDF no seu ofício de dar a devida segurança aos cidadãos, precisa sim ser resguardada, pois quando se macula a imagem de um órgão bicentenário a algum tipo de erro assim como foi o 8 de janeiro, toda a instituição fica "queimada" perante á sociedade e, não foi e nem será uma atitude errada que vai desmerecer o valor que a PMDF tem. Não estou pormenorizando o fato ocorrido em relação as ações da PMDF e sim, mostrar que se houve apenas um culpado (não é o caso) que este pague. Porém, somos sabedores que os oficiais presos recentemente, não podem ser taxados de TOTALMENTE CULPADOS pelo fatídico dia. A PMDF é muito pequena diante de um erro tão grande. Ela não pode ser usada como "bois de piranhas" para resolver o caso e ponto. Os oficiais não podem aceitar isso; falem a verdade. Se todos forem culpados, que todos paguem. Se não são, que corram atrás. Que o Exército também pague pelos seus erros. Que o G. Dias também seja preso. O que não pode é sete oficiais da PMDF terem o mesmo destino diante deste dilema e outros, nada. Alguém "traiu" alguém. E não precisa ser "doutor" pra descobrir isso. Que a verdade apareça.
Drykarretada!