Quem tem carro sabe que de tempos em tempos precisa trocar os seus pneus. Isso é um fato. Quanto mais novo e melhor o pneu, mais seguro é o carro. Muita das vezes a pessoa vai fazer um alinhamento, balanceamento e cambagem e o funcionário já sai CONDENANDO TUDO. "Isso não presta, tem que trocar". Ás vezes nem precisa. É um jogo sujo do funcionário. Inclusive euzinha já passei por isso. Compra-se um pneu, aí o camarada já vai nestas partes citadas condenando tudo porque senão o pneu não vai prestar. Em contato com um profissional, ele me disse que 90% das empresas de pneumático se baseiam nisso e sequer informam as características do produto pneu. Enfim...vamos aos dados. O DOT do pneu é um código alfanumérico usado para indicar diversas informações sobre o componente, incluindo sua data de validade. Agora, no Brasil, esse código passou a adotar um novo formato. É importante se manter atualizado com a mudança, já que pneus são fundamentais na preservação da segurança ao volante. “Conhecer o DOT é como ter acesso à carteira de identidade de um pneu”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental. No novo formato, o código tem 13 dígitos e indica, também, a planta na qual foi fabricado. Logo após a marcação da sigla, que significa Department of Transportation, o primeiro número indica a fábrica. A fabricante é indicada pelos três primeiros dígitos. Anteriormente, eram apenas dois. Agora, esses três números mostram qual é a empresa e também a fábrica que produziu o pneu. No exemplo, 165 indica a Continental de Camaçari, na Bahia. Esses mesmos três números são os mesmos em todo o mundo. Se uma fabricante fechar uma planta de produção, ela pode reutilizar o código para outra localidade. Contudo, não é possível transferi-lo para outra fabricante. De acordo com a Continental, foi necessária a adoção de três dígitos para essa informação devido ao grande número de novas fabricantes buscando registro. No novo DOT, medida e modelo do pneu são indicados juntos. Outra mudança no novo formato é que a medida e o modelo do pneu passaram a ser indicados juntos no DOT. Anteriormente, essas informações apareciam separadas. “Ele define a medida do pneu e o modelo, sendo que agora essas informações estão todas juntas em um só bloco”, detalha Astolfi. Por fim, os últimos números do DOT do pneu indicam a data de fabricação daquela unidade. Os dois primeiros são a semana, e os dois últimos são o ano. No exemplo acima, a fabricação ocorreu na décima segunda semana de 2018. A partir disso, é possível saber a data de validade do pneu. Considera-se que o componente não deve ser utilizado após 5 anos de sua produção. Por fim, tenham atenção quanto ás falsas promoções de pneus por aí. Desconfie. Pneu tem validade como qualquer produto. Observe a data de fabricação antes de comprar. Os caras são malas. Faltando um ou dois anos para vencer, eles metem promoção, aí os leigos caem.
Drykarretada!
Bom dia Hélio!Por nada. Imagino viver num país justo e sem corrupção. Além de ser consumidora também. Precisamos saber escolher o melhor produto em tudo. Essa função não deveria ser nossa e sim dos funcionários na hora da venda. Enfim...Obrigada.Drykarretada!
Muito essa dica. Obrigado por você ter essas preocupações com outras pessoas que você nem imagina existirem.