Segundo a psicóloga Cláudia Faria, o transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por uma excessiva emoção em busca de atenção. As pessoas ás vezes tem e, não sabem. Geralmente este transtorno se manifesta na idade adulta. As pessoas sentem-se muito mal quando não são notadas, não são o centro das atenções, e, diante disso, utilizam o mecanismo físico (aparência e corpo) para chamar a atenção das pessoas que, necessariamente são influenciáveis.
O dia amanhece e para algumas pessoas com estes sintomas, em cima da cama mesmo, já começa a seção de fotos e divulgação em suas redes sociais. Ao longo do dia, tal situação se repete principalmente após o banho pois, para estas pessoas, o "fortalecimento" psicológico, não vem de sua própria força e sim das "bajulações" e "elogios" das pessoas que a seguem.
Os sintomas que acompanham estas pessoas são:
- Desconforto quando não é o centro das atenções;
- Comportamento inadequado com outras pessoas caracterizado por uma abordagem provocante ou sedutora;
- Mudanças rápidas na expressão das emoções;
- Expressão emocional exagerada, dramática e teatral; etc...
Causas:
Não se sabe ao certo a origem deste transtorno mas, algo pode estar relacionado a fatores hereditários e vivências na infância;
Como é feito o tratamento?
Essas pessoas acham que não precisam de tratamento porém, na maior parte dos casos, a PSICOTERAPIA é um tratamento de primeira linha e consiste em ajudar estas pessoas a identificarem as motivações e medos que não tratados podem desencadear uma infeliz depressão.
Por fim, um exemplo. Uma mulher publicou a mesma foto 153 vezes em horários diferentes no Facebook e, a sua família resolveu buscar tratamento chegando a conclusão que cada vez que ela não era elogiada, ela ficava muito triste. Enfim...Antigamente, o "termômetro"
era as construções civis ou seja, se a pessoa (mulher) não fosse "elogiada" pelos peões de obras, algo de errado tinha. kkkkk
TRANSTORNO DE PERSONALIDADE HISTRIÔNICA não é brincadeira.
Drykarretada!