O Instituto Federal de Brasília (IFB) lançou uma campanha para arrecadar equipamentos eletrônicos para os estudantes. A ideia é garantir a participação dos alunos na volta às aulas, marcada para 3 de agosto.
As atividades serão a distância por conta da pandemia do novo coronavírus. Os interessados em ajudar, podem entregar os aparelhos na reitoria ou no campus do IFB (veja endereços abaixo), de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h.
Segundo a instituição, o nome dos estudantes beneficiados será divulgado no site do IFB.
O que pode ser doado
Onde doar
Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), em imagem de arquivo — Foto: Geraldo Bechker/TV Globo
Assim como o IFB, a Universidade de Brasília (UnB) também está arrecadando equipamentos eletrônicos para ajudar estudantes no retorno às aulas. O reinício das atividades está previsto para 17 de agosto.
Os interessados em doar devem baixar o aplicativo "Doarti". Em seguida, é preciso selecionar a campanha "UnB Solidária" e indicar qual equipamento será entregue e onde quer deixar a doação. Segundo a universidade, há pontos de coleta no campus Darcy Ribeiro e no Gama.
Conforme a UnB, cerca de 30% dos alunos precisam de internet para conseguir ter acesso às atividades remotas. Além disso, 6% não possuem computador ou tablet.
Segundo a Secretaria de Educação do Distrito Federal, a retomada das aulas presenciais nas escolas públicas vai acontecer a partir do dia 31 de agosto, de forma escalonada. Veja cronograma:
Nas escolas particulares, as aulas presenciais estavam previstas para recomeçar na segunda-feira (27). No entanto, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10) suspendeu a retomada por dez dias, a contar de 27 de julho.
Na terça (28), o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares do Distrito Federal (Sinepe-DF) disse que recorreu da decisão. As escolas defendem a volta imediata, seguindo protocolos de segurança contra a Covid-19.