noticias515 Seja bem vindo ao nosso site Drika Arretada - A Notícia como deve ser !

Cidade

Metodologia de prevenção criminal do DF é apresentada em Sergipe

Participação da Secretaria de Segurança Pública teve foco em policiamento comunitário

Publicada em 17/04/2025 às 09:18h | Drykarretada a notícia como deve ser/Agência Brasília*  | 282 visualizações

Compartilhe nas redes sociais
Ali promotora.
kelsen

Metodologia de prevenção criminal do DF é apresentada em Sergipe
Isângelo Senna ressaltou a importância do trabalho conjunto entre forças de segurança, organizações e agências civis para a redução de crimes Fotos: Divulgação/SSP-DF  (Foto: Desconhecido!)


Uma das estratégias de combate ao crime no Distrito Federal foi destaque no I Curso de Policiamento Comunitário Aplicado Nível Multiplicador, promovido pela Polícia Militar de Sergipe (PMSE). A apresentação da metodologia Prevenção do Crime pelo Planejamento Ambiental (CPTED) reuniu 130 participantes, entre alunos do curso, sargentos em formação e oficiais superiores da corporação. Entre os métodos CPTED estão a vigilância natural, o cuidado com as áreas urbanas e rurais e o fomento da apropriação dos espaços públicos por comportamentos pró-sociais. Tudo isso tem, comprovadamente, contribuído mundo afora para a redução de eventos criminais e da sensação de insegurança, ou medo do crime, em zonas urbanas e rurais.

O secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, ressaltou a parceria e reconhecimento de outras unidades da Federação. “A cooperação entre as unidades da Federação é fundamental para o fortalecimento das políticas de segurança pública em todo o país. O reconhecimento do trabalho desenvolvido no Distrito Federal, especialmente no que diz respeito à prevenção criminal por meio do planejamento urbano, demonstra a eficácia das estratégias adotadas. A parceria com outros estados, como Sergipe, reforça o compromisso do DF com a inovação, a integração e a disseminação de boas práticas baseadas em evidências.” A capacitação foi conduzida pelo coordenador de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), tenente-coronel da Polícia Militar do DF (PMDF), Isângelo Senna. Ele apresentou a experiência brasiliense na aplicação da metodologia, pioneira no país, destacando o papel do urbanismo, da ciência comportamental e da articulação interinstitucional na construção de cidades mais seguras.

“A CPTED contribui com a materialização do conceito de segurança integral ao possibilitar que a comunidade, as forças de segurança e as demais instituições, organizações e agências civis trabalhem juntas para a redução dos crimes e da sensação de insegurança no DF. Poder compartilhar esse conhecimento com outros estados é também uma forma de trocar experiências e trazer, também, o que tem sido feito em outros estados”, afirma Senna.

Para o tenente-coronel Jailson Santos de Araújo, coordenador estadual de Polícia Comunitária da PMSE, o seminário levou novas possibilidades sobre como os espaços urbanos podem ser utilizados para melhorar a segurança pública. “A iniciativa faz parte da formação de multiplicadores em policiamento comunitário em Sergipe e representa um passo importante para a disseminação de práticas baseadas em evidências. A presença de especialistas da SSP-DF reforça o compromisso da PMSE com metodologias eficazes de prevenção e integração com a população”. Já a Major Jussara Rosário, oficial adjunta da Coordenadoria Estadual do Policiamento Comunitário, falou sobre a importância da integração entre as unidades da Federação: “A vinda de especialistas como o tenente-coronel Isângelo nos possibilita integrar metodologias eficazes testadas em outras regiões do país, o que eleva significativamente a qualidade do trabalho da nossa corporação.”

*Com informações da SSP-DF

Drykarretada!




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Drika Arretada - A Notícia como deve ser
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Visitas: 1011051 Usuários Online: 4
Copyright (c) 2025 - Drika Arretada - A Notícia como deve ser - Obrigada e volte sempre!