A governadora em exercício Celina Leão assinou a ordem de serviço para a reforma e modernização da Ala de Fissurados do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), nesta quarta-feira (13). Serão contempladas com a obra a unidade odontológica, de queimados, fissurados e o centro cirúrgico ambulatorial. O investimento é de R$ 2,8 milhões e a empresa responsável tem prazo de 180 dias para concluir o serviço. A expectativa é beneficiar cerca de 500 pacientes atendidos no local todos os meses. O Hran atende cerca de 5 mil crianças por ano e a reforma dessas alas é um pedido antigo tanto de pacientes como dos servidores da unidade de saúde, que é referência de atendimento dentro e fora do DF. “Deixamos um legado que impacta na dignidade dos pacientes, das famílias e também dos nossos servidores, que prestam um atendimento de qualidade e sempre com muito carinho, conforme os relatos das próprias famílias. É uma alegria muito grande, pois estamos atendendo um pedido antigo e vamos poder melhorar ainda mais a qualidade do atendimento”, ressalta Celina Leão.
Os pacientes estão confiantes de que a reforma trará melhorias importantes no atendimento prestado pelo Hran. O aposentado Isaías Marques da Silva, de 74 anos, morador do Jardim Botânico, afirma que “tudo o que é feito para melhorar a qualidade é muito bem-vindo para que possa atender os pacientes com mais segurança. Acho que chega em uma boa hora para a comunidade”, avalia. Também aposentado, José Conceição Rodrigues de Souza, o morador de Santa Maria, de 82 anos, acredita que a “população ganha com a reforma”. “Eu acredito que com a reforma vai melhorar para os pacientes. Eu fico feliz porque sou paciente daqui”, afirma.
O aposentado Isaías Marques da Silva, de 74 anos, morador do Jardim Botânico, afirma que “tudo o que é feito para melhorar a qualidade é muito bem-vindo para que possa atender os pacientes com mais segurança”
O secretário de Governo, José Humberto Pires de Araújo, ressalta a importância do trabalho realizado pelo Hran. Ele é pai de Danilo Henrique Pires, presidente da Profis-DF – Sociedade de Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal – e contou com o apoio da instituição para o tratamento do filho. “Nós conseguimos (assinar a ordem de serviço), depois de fazer quase 3,3 mil obras entre viadutos, túneis, e outras obras enormes”, disse ao se referir às dificuldades superadas pelo GDF para fazer a reforma no Hran.
Para Danilo Henrique Pires, essa iniciativa do GDF vai dar mais agilidade nos atendimentos para essas crianças do DF e Entorno. “A gente sabe que é muito importante que essa intervenção comece ainda nos primeiros meses de nascimento dessas crianças”, disse ao se referir aos que nascem com fissuras. “E você proporcionar isso em um ambiente acolhedor, com infraestrutura adequada, é muito importante. Eu, como fissurado e presidente da Profis, estou muito feliz e satisfeito com essa iniciativa do Governo do DF”, elogia. O assessor chefe de Gestão Estratégica e Projetos (Agep) da Secretaria de Saúde (SES), Vinícius Lopes de Lima, explica que a reforma vai contemplar também o bloco de Odontologia e parte do Bloco de Queimados. “Isso vai representar um grande ganho para a população que será atendida com mais conforto”, ressalta. De acordo com ela, recursos serão liberados por meio de um contrato de repasse com a União.
Emocionado, o coordenador de Atendimento aos Fissurados do Hran, Marconi Delmiro, lembrou que são anos de luta em prol das crianças. “Atendemos quase 5 mil crianças por ano e hoje é um marco histórico para todas as famílias, para todos os pacientes e para a minha equipe. Vai mudar a vida de cada um e a qualidade de atendimento da nossa equipe. É um trabalho árduo, mas devolver às crianças a possibilidade do sorriso, de ouvir, mastigar, não tem preço”, afirma.
Drykarretada!