Entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, os moradores de Santa Maria receberão os serviços do Saúde Mais Perto do Cidadão. O programa itinerante do Governo do Distrito Federal (GDF) desembarca no estacionamento do ginásio poliesportivo da região administrativa (QC 01, ao lado do Restaurante Comunitário), com a oferta de atendimentos públicos gratuitos em saúde.
Durante os quatro dias, serão ofertados atendimentos públicos gratuitos nas áreas de clínica médica, nutrição, psicologia, serviço social, ginecologia, nefrologia, cardiologia, endocrinologia, oftalmologia, urologia e mastologia, além de exames de eletrocardiograma, mamografia e ultrassonografia. Serão distribuídas senhas por ordem de chegada a partir das 6h30. Para acessar os serviços, basta apresentar a carteira de identidade, o CPF e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Também é preciso informar um número de telefone para contato. De acordo com a secretária de saúde, Lucilene Florêncio, o programa tem como objetivo lidar com as demandas reprimidas da rede de saúde pública do DF, oferecendo cuidado integral à população. “Com esse programa, nós estamos levando o cuidado para mais perto da população. O cidadão pode aproveitar para aferir a pressão arterial, medir a glicemia, consultar a visão e usufruir todos os outros serviços que são disponibilizados. Ou seja, ele resolve tudo em uma única ida”, destaca a secretária.
Resultados de exames
Cidades como Paranoá e Planaltina devem receber o Saúde Mais Perto do Cidadão ainda este ano
Os resultados dos exames feitos no Saúde Mais Perto do Cidadão podem ser retirados no local da coleta a partir do dia seguinte. Eles também poderão ser enviados via WhatsApp (99812-6936), pelo sistema do laboratório de forma automática assim que concluídos e liberados. Para consultar o resultado via WhatsApp, basta encaminhar uma foto do documento de identificação e aguardar o envio do laudo em PDF ou via link. A senha do link é a data de nascimento do próprio paciente. O prazo para entrega dos exames de sangue é de 48 horas, para os de urina, 72 horas e Prevenção (PCCU) é de 15 dias.
Atendimentos
Criado em agosto, o Saúde Mais Perto do Cidadão já realizou 96 mil atendimentos em várias regiões administrativas do Distrito Federal. A última cidade visitada pela iniciativa foi o Gama. Antes, receberam o projeto as regiões administrativas de Ceilândia, Sol Nascente/Pôr do Sol, Samambaia, Riacho Fundo II e Recanto das Emas. Ainda estão previstas edições em São Sebastião, Paranoá, Itapoã, Brazlândia, Planaltina, Arapoanga e Sobradinho II.
Drykarretada!