De acordo com o Portal de Transparência (painel especial de monitoramento da pandemia da Covid-19 dos Cartórios de Registro Civil, que mantém uma conta detalhada e atualizada de cada registro de óbito feito em todo o país), o número de óbitos vem caindo, inclusive os casos confirmados e também apenas os suspeitos; indica que a média móvel de mortes caiu do dia 27 de julho, de 876, para 520 na última quarta-feira (12 de agosto) e até 380 no dia 14 de agosto. A “média móvel” é a evolução no tempo da média do número de mortes e leva em consideração os diversos números apresentados em apenas um dia.
Os números mudam à medida de novas informações: a média móvel é o indicador de tendência mais confiável, usado em vários outros mercados pelo mundo.
Os números do painel dos cartórios de registro civil levam em consideração a data do óbito e não do registro da morte do paciente.
Em relação à data registro de mortes, que é a forma apresentada pelo Ministério da Saúde, o total tem caído nas últimas duas semanas. Se, de fato, tais números forem verdadeiros, estamos diante de uma possibilidade de termos a vida voltando ao normal, lógico que com cautela; buscando cada um se cuidar da melhor maneira. Enfim...torçamos!
drykarretada!