No Brasil, o Dia dos Pais é tradicionalmente comemorado no segundo domingo do mês de agosto. Com a pandemia do novo coronavírus, as datas comemorativas mais famosas precisaram ser adaptadas e, assim como o Dia das Mães e a Páscoa, o tão querido churrasco de Dia dos Pais também precisa ser reinventado em 2020.
Se você mora com o paizão, fica mais fácil: basta fazer a comida preferida dele e curtir o domingo recheado de muito amor. Mas, para os filhos e filhas que estão à distância, uma boa alternativa é fazer um almoço com a já conhecida parceira da quarentena: a chamada de vídeo!
Não tem jeito, quando o calendário muda para o mês de Agosto, já precisamos começar a organizar a agenda e reservar o segundo domingo do mês para o Dia dos Pais. Cada lugar no mundo possui um dia reservado para a celebração que, assim como no nosso país, não tem um dia fixo. No entanto, o Brasil é o único país que comemora em Agosto, e você sabe por quê?
Essa data começou a fazer parte da vida dos brasileiros em meados dos anos 1950, quando o publicitário Sylvio Bhering - diretor do jornal O Globo, naquela época - teve a ideia de lançar uma campanha para se comemorar o Dia dos Pais no dia 16 de Agosto, data que era dedicada, até então, para São Joaquim - pai de Maria e avô de Jesus. Anos mais tarde, durante o papado de Paulo VI, o dia de São Joaquim passou a ser celebrado em 26 de Julho, sendo o Dia de São Joaquim e Santana que, posteriormente, se tornou o Dia dos Avós! Aproveitando essa data católica em um país de maioria católica, Sylvio queria celebrar o chefe de família e fortalecer laços familiares como um todo.
A ideia do publicitário ganhou força e, aos poucos, começou a ser comemorada em todo o Brasil. No entanto, a data - que também tinha apelo comercial - caía em dias úteis e acabava não sendo tão eficaz para o comércio e para as famílias (imagina só fazer um churrasco de Dia dos Pais numa quarta-feira qualquer?). Então, tendo como inspiração o Dia das Mães, a data deixou de ser fixa e passou a ser celebrada no segundo domingo do mesmo mês. E aí foi só sucesso, o Dia dos Pais no Brasil se consolidou a partir dos anos 1970 e hoje é a 4° maior data comercial do nosso calendário.
Ponto de vista: É primordial você valorizar o seu pai assim como valorizamos as nossas mães ao longo da vida e, do seu dia.
Guia da cozinha/drykarretada