Deputados da oposição querem protocolar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que dificulta a execução de operações da Polícia Federal contra parlamentares do Congresso. A medida é uma resposta às ações policiais que, nos últimos dez dias, atingiram os deputados Carlos Jordy e Alexandre Ramagem. A proposta ressalta que operações poderão ser feitas sem a permissão do Congresso apenas em crimes de “flagrante delito”. Hoje, não há uma legislação que blinde os parlamentares de buscas e apreensões. A PEC, de autoria do deputado Rodrigo Valadares, determina que mandados de busca e apreensão contra parlamentares somente poderão ser cumpridos após aval das mesas diretoras da Câmara ou do Senado. O texto estipula um prazo de dez dias para a análise do comando da respectiva Casa.
Briga de foice - Após operação que mirou Alexandre Ramagem, comandos da Abin e da Polícia Federal voltaram a trocar críticas nos bastidores. De um lado, a agência diz que há uma narrativa distorcida da PF nos relatos enviados ao ministro relator do caso, Alexandre de Moraes (STF), sobre a gestão atual. De outro, integrantes da polícia defendem a necessidade de troca no comando da agência por causa de indícios de conluio com investigados.
Ponto de Vista: Se todos os parlamentares batessem o pé e questionassem o STF, a PF não faria isso. Se o Morais pensar, o deputado já será investigado. Há algo errado nisso.
Drykarretada!