O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) notificou o Nubank, depois de ter acesso a relatos de clientes que disseram ter “sofrido golpes pelo aplicativo do banco” por meio de fraude bancária. No documento, o instituto relatou como funcionam as fraudes e questionou de que forma a empresa garante a segurança das pessoas, informou o Idec, em nota, na segunda-feira 10. Conforme o Idec, nas últimas semanas houve vários os relatos em redes sociais, plataformas de reclamação e no site do governo acusando a falta de segurança no aplicativo do Nubank. “As pessoas afirmam que tiveram a conta invadida por uma espécie de programa hacker, empréstimos feitos no nome delas, além de transferências de quantidades elevadas de dinheiro para outras contas. Em segundos, consumidores viam recursos guardados por anos indo embora para a conta de criminosos”, segundo o instituto. O Idec afirma ainda que a principal crítica das vítimas é que o Nubank não possui ou não utiliza um sistema que bloqueie transações que fogem do padrão da conta. O instituto informou que o banco se pronunciou sobre o assunto por meio de um alerta enviado para o e-mail de seus clientes no início do mês. “Segundo o comunicado, os fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas, que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima.” O Nubank negou que exista uma falha de segurança no aplicativo do banco. Atualmente, o Nubank tem cerca de 70 milhões de clientes no Brasil. O banco afirmou que coopera com as autoridades responsáveis, pelo cuidado com o consumidor. “Reafirmamos o nosso compromisso com a proteção dos nossos clientes, mantendo uma vigilância constante sobre a utilização dos nossos serviços, incluindo o desenvolvimento de ferramentas de proteção para ajudar os usuários na prevenção e na inibição de golpes.”
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