A explosão de infecções pela variante ômicron fez a média diária de novos casos de covid atingirem o pico de 189,5 mil no início do mês, mas a boa notícia é que a queda tem sido tão ou ainda mais abrupta. Em uma semana, a média despencou 22,5% para 146,8 mil, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e a expectativa é que as mortes, que começaram a cair, sigam essa mesma tendência.
Sem represamento - Ao contrário dos últimos dias, os dados divulgados nesta quinta pelo Conass não têm ressalvas de falta de dados de um ou mais estados.
Ponto de virada - A média de mortes subiu desde o início de janeiro até chegar a 873, marca atingida esta semana. Caiu ontem pela primeira vez 1,6%: 859.
Vidas salvas - A vacinação ajudou a proteger brasileiros e, apesar de quase o triplo de casos do pior momento pré-vacina, as mortes são menos de um terço.
Caminho natural - No mundo, o pico de infecções foi dia 26 de janeiro com 3,38 milhões de casos por dia. Desde então, a queda foi de 24,2%, para 2,5 milhões.
Drykarretada!