noticias525 Seja bem vindo ao nosso site Drika Arretada - A Notícia como deve ser !

Brasil

AME! TRF-3 manda união fornecer remédio mais caro do mundo a criança.

A doença é rara, progressiva e pode levar ao óbito precoce.

Publicada em 29/09/2021 às 08:46h - 282 visualizações

Drika Arretada - A Notícia como deve ser/conjur


Compartilhe
Compartilhar a noticia AME! TRF-3 manda união fornecer remédio mais caro do mundo a criança.  Compartilhar a noticia AME! TRF-3 manda união fornecer remédio mais caro do mundo a criança.  Compartilhar a noticia AME! TRF-3 manda união fornecer remédio mais caro do mundo a criança.

Link da Notícia:
Ali promotora.

AME! TRF-3 manda união fornecer remédio mais caro do mundo a criança.
 (Foto: Desconhecido! )

A ordem constitucional vigente, em seu artigo 196, consagra o direito à saúde como dever do Estado, que deverá, por meio de políticas sociais e econômicas, propiciar aos necessitados tratamentos eficazes, capazes de lhes garantir maior dignidade e menor sofrimento. Com base no entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no julgamento do processo 0057771-12.2021.1.00.0000, o desembargador federal Johonsom di Salvo, da 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), deferiu antecipação de tutela recursal e determinou que a União forneça a uma criança portadora de Amiotrofia Espinhal Progressiva Tipo 2, o medicamento Zolgensma (Onasemnogene abeparvovec). O remédio, conhecido como o mais caro do mundo, possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). Ao deferir o recurso, o magistrado apontou que diante do entendimento do STF, torna-se cabível "fornecer o caríssimo medicamento ao menor requerente, pois seria a consagração da injustiça que uma criança nas mesmas condições sanitárias receba o fármaco com apoio do STF, e o requerente não", frisou o relator do processo. A Amiotrofia Espinhal Progressiva Tipo 2 (AME) é uma doença neuromuscular grave herdada geneticamente, que acomete uma região específica da medula espinhal e leva a degeneração das células. O pedido havia sido negado pelo juízo da 25ª Vara Federal de São Paulo. Após a decisão, a mãe da criança ingressou com o recurso no TRF-3, solicitando o tratamento, pois a doença é rara, progressiva e pode levar ao óbito precoce.

5010111-98.2021.4.03.0000 aqui  para ler a decisão.

Drykarretada!




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Drika Arretada - A Notícia como deve ser
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Visitas: 843349 Usuários Online: 392
Copyright (c) 2024 - Drika Arretada - A Notícia como deve ser - Obrigada e volte sempre!