Editorial de O Globo de hoje: o ex-jornal está preocupado com o “abuso” por parte de Mendonça “de pedidos de inquéritos com base na Lei de Segurança Nacional para cercear a liberdade de jornalistas, cartunistas ou opositores de Bolsonaro”.
Eis a íntegra do editorial:
Nos últimos dois anos, com base na mesma Lei de Segurança Nacional, o STF instaurou ao menos 3 inquéritos inconstitucionais contra apoiadores de Bolsonaro - um já foi arquivado, porque obviamente não houve crime algum.
No mesmo período, com base na mesma lei, o mesmo STF mandou prender um jornalista, um parlamentar (que tem imunidade penal) e até manifestantes, além de determinar busca e apreensão de celulares e computadores dos alvos dessas investigações, todos eles apoiadores de Bolsonaro.
Nada disso, entretanto, preocupou O Globo; pelo contrário: o jornal nem fez questão de esconder seu apoio a essas medidas.
Reproduzindo a pergunta feita pelo jornal ao indicado ao STF: o que tem O Globo a dizer sobre liberdade de expressão e a Lei de Segurança Nacional?
Marcelo Rocha Monteiro. Procurador de Justiça no Estado do Rio de Janeiro.
Drykarretada!